Questões Frequentes
O que é a Fundação Jornada?
É uma entidade sem fins lucrativos que tem com o fim prestar apoio à integração social e comunitária de crianças e jovens, conforme definido nos seus Estatutos. Foi inicialmente constituída como Fundação JMJ Lisboa 2023 enquanto entidade promotora do evento JMJ Lisboa 2023, e a partir de 2025 assumiu a identidade de Fundação Jornada, com o objetivo de apoiar projetos que capacitem e impulsionem a juventude, em Portugal. É uma organização do Patriarcado de Lisboa, que goza de autonomia jurídica e financeira.
O que tem a Fundação Jornada a ver com a JMJ Lisboa 2023?
Tudo. A Fundação Jornada sucede à Fundação JMJ Lisboa 2023, entidade jurídica criada com o objetivo principal de organizar a Jornada Mundial da Juventude, que decorreu em Lisboa entre 1 e 6 de agosto de 2023. O legado – financeiro e espiritual – deste momento único e irrepetível que o País e a Igreja viveram são as bases para o trabalho da Fundação Jornada. A missão é a de prolongar no tempo e multiplicar os resultados da JMJ Lisboa 2023, colocando os jovens no centro das atenções e desafiando-os – como fez o Papa Francisco – a “vencer o medo” e a agir, no espírito do Evangelho, para ajudar a fazer um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.
O que faz a Fundação?
Trabalha com os jovens, para os jovens e pelos jovens, apoiando projetos que contribuam para a construção de um mundo de paz, mas também de uma sociedade mais justa, mais próxima, mais sustentável, inclusiva e solidária. Todos os anos, a Fundação abrirá candidaturas, no valor global de 800 mil euros, e que se destinam a apoios a projetos que se enquadrem nestes objetivos. O primeiro modelo piloto de candidaturas já abriu para projetos até 30 mil euros.
A quem se destinam os apoios da Fundação?
A todos os jovens residentes em Portugal, com idades entre os 15 e os 35 anos, como coordenadores e/ou beneficiários dos projetos. Os apoios da Fundação não se destinam apenas a católicos, valorizando-se candidaturas feitas em parceria, assim como lideranças jovens nos projetos. O Programa Jovens Agentes de Esperança tem candidaturas abertas. Podes encontrar toda a informação no Regulamento do Programa.
Como posso candidatar-me aos apoios da Fundação?
Preparando a tua candidatura com a ajuda deste Guia e enviando-a através deste Formulário. Podes manter-te informado através deste site ou das nossas redes sociais Instagram e Linked-in. Se quiseres podes também pedir esclarecimentos e obter mais informações contactando-nos através do nosso mail: info@fundacaojornada.pt ou enviando WhatsApp para +351 918 458 397.
Como posso fazer parte da Fundação?
De várias formas: apresentando uma proposta e candidatando-te aos apoios da Fundação Jornada; inscrevendo-te como voluntário e integrando as nossas equipas, projetos e iniciativas. Como empresa, podes ser parceiro da Fundação nas candidaturas e nas iniciativas que desenvolvemos, promovendo conjuntamente as linhas de apoio aos projetos de jovens e para os jovens.
Quem são os órgãos sociais da Fundação?
A Fundação é constituída por uma Direção e por um Conselho Fiscal, órgãos nomeados pelo Patriarca de Lisboa para cumprirem um mandato de quatro anos. Os atuais órgãos sociais iniciaram funções a 17 de julho de 2024. A direção é presidida por D. Alexandre Palma, bispo auxiliar de Lisboa e constituída por Miguel Carvalho (tesoureiro), Ausenda Pires (secretária) e pelos vogais Ana Avillez, Henrique Trocado, Mariana Frazão e Rui Diniz. O conselho fiscal é presidido por Rafael Serralheiro Franco e tem Francisco Marcos como secretário e Isabel Guedes como vogal.
Quem é a equipa executiva da Fundação?
Atualmente, a equipa executiva da Fundação é composta por Marta Figueiredo (diretora executiva), por Daniel Serra (responsável financeiro e gestor de projetos) e por Inês Rocha e Mello (gestora de projetos). Se tiveres interesse em fazer parte da nossa equipa ou conhecer melhor o que fazemos, envia o teu CV para info@fundacaojornada.pt ou através da página de contactos.
Onde posso consultar as contas da Fundação?
As contas anuais da Fundação são divulgadas aqui assim como os respetivos relatórios de auditoria externa, feita por entidades independentes e que validam os exercícios anuais da atividade desenvolvida. Relatórios anteriores a 2024 poderão ser encontrados no site lisboa2023.org