Queres ser Agente de Esperança?
Vê as oportunidades que temos para ti
Jovens Agentes de Esperança
As candidaturas ao Programa Jovens Agentes de Esperança encerraram no dia 16 de Dezembro. A partir do dia 25 de Março de 2026, serão comunicados os resultados do processo de avaliação e seleção.
No decorrer do ano de 2026, a Fundação Jornada irá abrir nova oportunidade para todos os jovens que quiserem apresentar os seus projetos.
Fica atento para saber mais novidades ou deixa-nos o teu email!
Trabalhamos com os jovens, pelos jovens e para os jovens para que tenham acesso aos recursos que precisam para se tornarem Agentes de Esperança.
Questões Frequentes
Como posso receber apoios da Fundação?
Candidatando-te aos Programas da Fundação para apoio de projetos de jovens, com jovens e para jovens. Todas as entidades legalmente constituídas e com registo fiscal em Portugal podem apresentar uma candidatura. Isto inclui associações juvenis e culturais, organizações da economia social, paróquias, cooperativas, Fundações ou estabelecimentos de ensino público e privado, por exemplo. Grupos informais de jovens também poderão candidatar-se, através de uma destas entidades. A Fundação apoia projetos focados nos jovens ou liderados por jovens, entre os 15 e os 35 anos, residentes em Portugal.
Sou jovem, mas não sou católico. Posso candidatar-me a apoios da Fundação?
Claro! A construção de um mundo de paz e de uma sociedade mais justa, solidária, sustentável e inclusiva são objetivos que juntam “todos, todos, todos”, como bem demonstrou o Papa Francisco ao longo de todo o seu Pontificado. E a sua mensagem de inclusão e de proximidade são um dos grandes legados deixados na JMJ Lisboa 2023, que a Fundação Jornada quer perpetuar. Independentemente da sua natureza, matriz religiosa, cultural ou social, as candidaturas a apoio da Fundação devem, naturalmente, estar alinhadas com as dimensões estratégicas de aproximar, capacitar e impulsionar os jovens na construção do bem comum.
Sou estrangeiro, residente em Portugal. Posso concorrer a apoios da Fundação?
Sim. Há apenas duas questões que tens de garantir 1) que o teu projeto ou entidade está legalmente constituído e tem a sua representação fiscal em território nacional, 2) que o público alvo do teu projeto é residente em Portugal.
Como funciona o processo de candidaturas?
O Programa “Jovens Agentes de Esperança” tem candidaturas abertas até ao dia 16 de Dezembro, através de um formulário já disponível . Disponibilizámos um Guia de Apoio à Candidatura para que possas preparar cada resposta que te será pedida. Os resultados serão comunicados aos candidatos a partir do dia 25 de março. Encontras toda a informação disponível no Regulamento do Programa
Quanto posso receber pelo meu projeto?
A Fundação Jornada irá abrir diferentes Programas para apoio a projetos e para cada uma será estabelecido um valor máximo de apoio a atribuir a cada entidade. Neste primeiro Programa o apoio a cada projeto é de 10.000€ a 30.000€, sendo que a comparticipação poderá representar até 90% do orçamento total do projeto selecionado.
Quais as áreas mais relevantes para os apoios da Fundação?
A Fundação apoia projetos que aproximem, capacitem e impulsionem os jovens. Aproximar, destaca a promoção da espiritualidade, saúde mental e autoconhecimento dos jovens, através de experiências pessoais e comunitárias de oração, discernimento, serviço ao próximo, etc. Capacitar, engloba os projetos que promovam o acesso dos jovens a modelos de aprendizagem e reforço de conhecimento e competências para a transformação positiva da sociedade. Impulsionar, representa a promoção da liderança jovem como voz ativa na sociedade e o incentivo aos jovens para a dinamização de projetos orientados para o Bem Comum.
Quais os critérios para seleção das candidaturas?
Podes encontrar no Regulamento do Programa todas informações úteis, incluindo os critérios de avaliação e seleção detalhados. Estes critérios estão divididos em quatro blocos: Impacto e Alcance nos Jovens; Coerência e Potencial da Solução; Grau de Diferenciação; e Viabilidade de Execução.